Plantas da Sorte : as simpatias e como cuidar

A sabedoria popular afirma que essas plantas são protetoras, afastam o mau-olhado e trazem bem-estar. Conheça a história e a especialidade de cada simpatia.

Proteção nunca é demais, seja em casa, no trabalho e até no escritório. Ter plantas por perto é um jeito fácil, barato e simples de garantir o bem-estar no seu ninho. Ok, sabemos que não há nenhuma confirmação científica, justamente porque estamos falando de energia. Não se vê, não se ouve: basta sentir.

Naturalmente todas as plantas fazem bem ao ambiente, mas algumas são historicamente conhecidas por espantar energias ruins e atrair sorte. Fizemos uma seleção das espécies historicamente conhecidas por trazer bons fluidos para o seu lar. Confira:

1. Alecrim
Quando parece que a vitalidade da casa foi embora, o alecrim é perfeito para melhorar o clima. É considerado também um poderoso estimulante natural, favorecendo as atividades mentais, estudos e trabalho. O jeito certo de cuidar da erva é deixá-la no sol, em ambiente arejado e esperar a terra secar antes de regar novamente.

2. Arruda
É umas das plantas mais poderosas para combater inveja e mau-olhado. Quando colocada em um ambiente, além de proteger, emite vibrações de prosperidade e entusiasmo. Uma dica é ter sempre um galho de arruda junto ao corpo para espantar as energias negativas. Além de suas características de proteção, ela é fácil de cuidar, só precisa estar sempre úmida e receber bastante sol.

3. Árvore-da-felicidade
A espécie é recomendada para ajudar a resolver questões amorosas. Não é à toa que sempre é plantada em duas mudas, conhecidas como macho e fêmea. Com uma bela folhagem, a árvore-da-felicidade se dá bem tanto dentro como fora de casa, mas tem de ficar perto de janelas, em local bem iluminado e arejado.

4. Avenca
Traz paz ao relacionamento conjugal. Muito sensível, a avenca é um verdadeiro termômetro ambiental, pois pode se “desmanchar” com quedas de energia. Boa para ter dentro de casa, a planta requer alguns cuidados, como mantê-la sempre úmida e adubada com regularidade.

5. Comigo-ninguém-pode
Esta é a planta ideal para proteger o ambiente de energias negativas. Coloque-a sempre em lugar sombreado e não regue demais. No entanto, é preciso tomar cuidado com crianças e animais de estimação. A herbácea tem pequenos cristais dentro das células. Se ingeridos, instalam-se na traqueia e criam um edema que pode levar à morte.

6. Dinheiro-em-penca
Como o próprio nome diz, o forte desta planta é atrair dinheiro. Por isso, o ideal é que ela fique perto de onde se guarda coisas de valor em casa. Se for em um ambiente profissional, um bom lugar é próximo ao departamento financeiro ou de vendas. É importante garantir que a planta tome bastante sol e se mantenha úmida.

7. Espada-de-são-jorge
Por causa de suas folhas pontudas, a planta é associada ao poder de cortar as energias negativas, a inveja, olho-gordo e mau-olhado. Ao cortar as energias negativas, atrai coragem e prosperidade e ainda ajuda a purificar o ar, pois “filtra” poluentes.

8. Guiné
Se você não é um jardineiro de mão cheia, a guiné é para você. É uma planta rústica, resistente e não requer muitos cuidados. O segredo é mantê-la sempre úmida. Em casa, pode ser utilizada para uma limpeza energética. Popularmente, a guiné também é bastante conhecida por combater o mau-olhado. Por isso, procure deixá-la próxima às portas de entrada, para filtrar as energias negativas.

9. Lírio-da-paz
Atrai paz e pureza para o ambiente. Acredita-se que a planta tem o poder de eliminar pensamentos negativos, más energias e ondas eletromagnéticas que vêm de aparelhos eletroeletrônicos e celulares. Para mantê-la saudável, procure manter a terra sempre úmida.

10. Manjericão
Além de conferir sabor a molhos e outros pratos, o manjericão pode ajudar a limpar o ambiente e dinamizar a energia. Os cuidados com a erva são bem simples: precisa de sol e de terra sempre úmida.

Fonte: http://revistacasaejardim.globo.com/Casa-e-Jardim/Paisagismo