Adubação X Substrato

O desenvolvimento, crescimento e produção de mudas e plantas de orquídeas e de grandes e belas (B&G) florações, depende da harmonia perfeita entre substrato, manejo e fertilização de mudas e de plantas.

Quando se usa um fertilizante multinutriente, com macro e micronutrientes, como o B&G Orquídeas, as mudas tem os nutrientes
disponíveis em quantidades e com os equilíbrios adequados entre eles.

Esta vantagem também encontram os microrganismos, especialmente fungos, presentes nos substratos contendo materiais orgânicos, como esfagnum, xaxim, pedaços de cascas de diferentes vegetais, esses proliferam utilizando os nutrientes dos fertilizantes e a energia dos materiais orgânicos.

Os substratos com estes materiais, quando ainda não se decompõem, são adequados para o cultivo de orquídeas e sua floração.

Entretanto, quando estes materiais passam a se decompor dentro do substrato, o sistema radicular passa a apodrecer provocando a morte da planta. Isto
acontece por que se quebrou a harmonia entre substrato, manejo e fertilização.

O uso de fertilizantes multinutrientes é ideal quando se utiliza substratos formados por materiais inorgânicos, inertes e de utilização continuada, como brita zero, cinasita, pedaços de vasos de cerâmica e pedaços de isopor.

Quando se adquire uma planta em flor, imediatamente após a queda das flores, se deve replantar a muda, eliminando totalmente os materiais orgânicos, e substituir por substratos formados de partes iguais de brita zero, cinasita, pedaços de vasos de cerâmica e pedaços de isopor. Depois deve-se adicionar semanalmente o fertilizante multinutrientes B&G Orquídeas, desta forma continuará cultivando e produzindo belas e grandes flores.

Víctor Hugo
(Sócio Fundador da B&G Flores)