Jardim pequeno : 10 dicas infalíveis para cuidar

Na varanda, no quintal, corredor, embaixo da escada. Se você tem espaço, mesmo que minúsculo, pode ter um jardim pequeno. Há espécies de plantas que se adaptam a todos os lugares e sua casa vai ficar muito mais charmosa e agradável. Inspire-se nas dicas de paisagismo e jardinagem!

1. Nesta varanda com apenas 1,20 m de largura, a paisagista Ivani Kubo escolheu vasos enfileirados, orquídeas, e jardim vertical para preencher o espaço sem prejudicar a passagem para o banco de madeira.

2. Os moradores da cobertura achavam que os 10 m² eram módicos demais. Mas a paisagista Susana Udler deu um jeito na área. A solução foi explorar as paredes, criando um jardim vertical incomum. Para esconder as vigas de concreto, ela usou placas de fibra de coco recheadas de ripsális.

3. A paisagista Mônica Lauretti transformou a área de 4 m² de um jardim num cantinho cheio de charme. Prateleiras foram instaladas para aproveitar o espaço vertical, que leva vasos e outros objetos.

4. A reunião com licualas, pacovás e íris ficou bem instalada embaixo da escada neste recorte de 4 m² de jardim pensado pelo paisagista Gil Fialho.

5. Se o chão não agrada, às vezes nem é preciso quebrar tudo para mudar. Nesta varanda de 8,40 m², a solução foi cobrir a cerâmica com pedriscos, criando um pequeno jardim para contemplar as plantas. Proposta da paisagista Aglaê Fernandez.

6. A sensação é de aconchego na varanda de apenas 2 m² do apartamento da arquiteta Beatriz Quinelato, perfeito para um simpático jardim. Vasos bem posicionados e até um móvel rústico cabem na área.

7. No corredor de seu escritório, com apenas 8,60 m², a paisagista Claudia Muñoz recupera espécies debilitadas. Entre as plantas que fazem rodízio ali, estão orquídeas, cactos, azaleias e rosas. A bancada é feita com blocos de cimento.

8. Se não sobra nenhum espaço, a saída é investir no jardim vertical, como fez a Cali Paisagismo nesta varanda. A mistura de espécies traz um efeito incrível.

9. A paisagista Drica Diogo mudou a cara de um canto de 5,50 m² na cobertura. A inspiração veio dos jardins dos prédios de Paris. Acomodou vasos numa treliça, alguns com temperos como alecrim, hortelã e manjericão.

10. Neste canto de 8 m², a paisagista Juliana Freitas elegeu espécies que não sofrem tanto com o clima e não crescem rápido. Os vasos foram acomodados na treliça de madeira e no painel vertical. A jardineira de heras arremata o clima romântico.

Fonte: http://revistacasaejardim.globo.com/