Na varanda, no quintal, corredor, embaixo da escada. Se você tem espaço, mesmo que minúsculo, pode ter um jardim pequeno. Há espécies de plantas que se adaptam a todos os lugares e sua casa vai ficar muito mais charmosa e agradável. Inspire-se nas dicas de paisagismo e jardinagem!
1. Nesta varanda com apenas 1,20 m de largura, a paisagista Ivani Kubo escolheu vasos enfileirados, orquídeas, e jardim vertical para preencher o espaço sem prejudicar a passagem para o banco de madeira.
2. Os moradores da cobertura achavam que os 10 m² eram módicos demais. Mas a paisagista Susana Udler deu um jeito na área. A solução foi explorar as paredes, criando um jardim vertical incomum. Para esconder as vigas de concreto, ela usou placas de fibra de coco recheadas de ripsális.
3. A paisagista Mônica Lauretti transformou a área de 4 m² de um jardim num cantinho cheio de charme. Prateleiras foram instaladas para aproveitar o espaço vertical, que leva vasos e outros objetos.
4. A reunião com licualas, pacovás e íris ficou bem instalada embaixo da escada neste recorte de 4 m² de jardim pensado pelo paisagista Gil Fialho.
5. Se o chão não agrada, às vezes nem é preciso quebrar tudo para mudar. Nesta varanda de 8,40 m², a solução foi cobrir a cerâmica com pedriscos, criando um pequeno jardim para contemplar as plantas. Proposta da paisagista Aglaê Fernandez.
6. A sensação é de aconchego na varanda de apenas 2 m² do apartamento da arquiteta Beatriz Quinelato, perfeito para um simpático jardim. Vasos bem posicionados e até um móvel rústico cabem na área.
7. No corredor de seu escritório, com apenas 8,60 m², a paisagista Claudia Muñoz recupera espécies debilitadas. Entre as plantas que fazem rodízio ali, estão orquídeas, cactos, azaleias e rosas. A bancada é feita com blocos de cimento.
8. Se não sobra nenhum espaço, a saída é investir no jardim vertical, como fez a Cali Paisagismo nesta varanda. A mistura de espécies traz um efeito incrível.
9. A paisagista Drica Diogo mudou a cara de um canto de 5,50 m² na cobertura. A inspiração veio dos jardins dos prédios de Paris. Acomodou vasos numa treliça, alguns com temperos como alecrim, hortelã e manjericão.
10. Neste canto de 8 m², a paisagista Juliana Freitas elegeu espécies que não sofrem tanto com o clima e não crescem rápido. Os vasos foram acomodados na treliça de madeira e no painel vertical. A jardineira de heras arremata o clima romântico.
Fonte: http://revistacasaejardim.globo.com/