Antes de fechar as malas e viajar, garanta que suas plantas estejam saudáveis até a volta. Aqui você confere 5 formas de cuidar das plantas durante sua ausência.
Roupas, sapatos, produtos de higiene, acessórios… É tanta coisa para arrumar antes de uma viagem que é fácil esquecer dos cuidados com as plantas. A maioria das pessoas comete o erro de fazer uma rega caprichada para deixar um bom estoque de água para as plantinhas sobreviverem. Só que elas só absorvem a água necessária. O restante fica no fundo do vaso e ainda pode apodrecer as raízes. Por isso, se você já está de malas prontas para viajar, confira cinco maneiras de manter as plantas bem verdes e saudáveis até a sua volta.
1. Capilaridade
Esse truque funciona para plantas que precisam de pouca água, como cactos e suculentas. Basta colocar uma vasilha com bastante água, e estender um barbante que vá do vaso à vasilha. A água vai por capilaridade da vasilha cheia dela até o vaso. Para ser mais eficaz (e aproveitar gravidade), escolha uma vasilha mais larga e baixa, e coloque-a acima dos vasos. Não se esqueça, claro, de cobrir o recipiente com uma tampa ou plástico para evitar a proliferação do mosquito da dengue.
2. Folhas de jornal
Umedeça cinco folhas de jornal com bastante água e coloque em cima da terra no vaso ao redor da planta. As folhas de jornal protegem o solo do sol e ajudam a manter a terra úmida. Se tiver cascas de árvore ou pedras, coloque-as em cima do jornal. Isso ajuda a manter as folhas molhadas por mais tempo.
3. Garrafa de água de cabeça para baixo
Encha a garrafa e crave-a de cabeça para baixo na terra do vaso. Se a garrafa for de plástico, faça um furo na extremidade inferior para não criar vácuo e permitir que a água saia devagar e molhe a terra aos poucos.
4. Gotejadores
Há diversos modelos à venda em garden centers com diferentes capacidades de armazenamento e vazão. Alguns oferecem até 20 dias de autonomia. Se a sua viagem for longa, vale o investimento.
5. Proteja as plantas do sol
Não é o ideal. Mas se você pretende viajar por muitos dias, coloque as plantas em um lugar com menos sol. Dessa forma, qualquer das opções acima será mais eficaz.
Fonte: http://revistacasaejardim.globo.com/