Conheça as espécies de orquídeas que foram poucas vezes encontradas pelo mundo. Algumas já foram extintas da natureza.
Existem cerca de 35 mil espécies de orquídeas na natureza, com as mais diversas cores e formatos, em todo o mundo. Porém, algumas delas integram o grupo das mais raras e, claro, desejadas. Para conhecer um pouco sobre essas plantas seletas, pedimos a ajuda do biólogo Sergio Oyama, que comanda o site Orquídeas no Apê. Abaixo, ele detalha diversas curiosidades sobre espécies que valem ouro.
1. Cattleya walkeriana ou ‘Feiticeira’
Esta espécie é uma orquídea brasileira, de cor e forma excepcionais. Encontrada na década de 1960, nunca mais foi vista na natureza. Cada exemplar é vendido por mais de R$ 1.500.
2. Cattleya schilleriana
Esta também é uma espécie brasileira, que atualmente encontra-se extinta na natureza. No mundo inteiro, ela só podia ser encontrada em uma região específica do Espírito Santo.
3. Fredclarkeara After Dark
Eis uma espécie de orquídea negras. Trata-se de um híbrido desenvolvido a partir de múltiplos cruzamentos, com o propósito de obter a coloração negra. Esta planta é uma raridade entre as flores de modo geral.
4. Paphiopedilum rothschildianum
Considerada a orquídea mais rara e cara entre a família de espécies Paphiopedilum, conhecidas como “sapatinhos”, nome atribuído em razão do formato .
5. Dendrophylax lindenii
Espécie conhecida como ghost orchid (em português, orquídea fantasma). Ela é chamada assim pela aparência e pelo fato de não possuir folhas, apenas raízes e flor.